A fotografia faz parte da vida de todas as pessoas e está presente desde o primeiro suspiro do bebê. Considerando isso, o Fresh 48, tendência que surgiu nos Estados Unidos e no Canadá, chegou com tudo por aqui também.

No ensaio Fresh 48, o recém-nascido é acompanhado durante as primeiras 48 horas após o parto, a partir da sua saída da sala de cirurgia, mas ainda dentro da maternidade.

Fresh 48: entenda TUDO sobre esse ensaio fotográfico

Vale lembrar que o registro de uma nova vida é extremamente importante para nos lembrarmos de todos os momentos, afinal, tudo passa muito rápido. 

Por isso, que tal ter o registro das primeiras horas da vida do seu filho(a), registrando para sempre cada detalhe, sentimento, emoção e poder rever tudo isso quando quiser?  

É justamente esse o intuito do Fresh 48!

Entenda agora mais sobre esse novo conceito de fotografia e as principais diferenças entre Fresh 48, o Newborn e a Fotografia de Parto.

O que é o ensaio de fotos Fresh 48?

O ensaio de fotos Fresh 48 consiste em fotos que são tiradas dentro da maternidade com toda a naturalidade do momento. 

Nelas, são registrados diferentes momentos da chegada dessa nova vida, tais como: apresentação do novo membro à família, o amor entre irmãos e outros acontecimentos emocionantes. 

Tudo isso sem qualquer manipulação de poses, para não interferir nessas horas tão especiais.

Os familiares e amigos não precisam registrar individualmente com seus celulares, já que o profissional estará no local e pode oferecer fotos de alta qualidade e resolução. 

Ou seja, o Fresh 48 garante que o primeiro encontro entre irmãos, avós e padrinhos seja registrado da melhor forma e lembrado para sempre!

E qual a diferença entre fotografia do parto e a fotografia Fresh 48?

Quando se descobre que o Fresh 48 tem como objetivo registrar as primeiras 48 horas de vida de um bebê, muitas pessoas confundem esse ensaio com a fotografia de parto. No entanto, cada um tem suas particularidades e objetivos.

A fotografia de parto visa registrar esse momento propriamente dito e os minutos que o antecedem. 

Ou seja, a fotógrafa contratada vai até a maternidade apenas para fazer o registro do nascimento da criança.

Esse tipo de ensaio acaba quando o bebê segue para o berçário. Porém, cada minuto até esse instante são emocionantes e únicos, também por isso, valem o registro.

Entenda tudo sobre fotografia de parto neste artigo: Fotografia de parto: o que é e por que você deve fazer esse registro?

Já o Fresh 48 vem após esse período e, apesar do nome “48”, isso não quer dizer que o fotógrafa fica todo esse tempo dentro da maternidade.

A fim de respeitar a privacidade da família e as regras dos hospitais, os registros acontecem com hora marcada, para também viabilizar o encontro com os familiares e deixar mamãe, papai e bebê confortáveis.

Assim, o acordo de como será o registro das primeiras 48 horas de vida da criança é feito previamente com os pais, além de acertado com a maternidade para que se mantenha a rotina hospitalar dentro da normalidade. Sem riscos para as mães e para os bebês, tão frágeis nesse momento.

O que diferencia o Fresh 48 da Fotografia Newborn?

O fato de o Newborn não ser feito na maternidade já é o primeiro diferencial entre esse e o ensaio Fresh 48.

No Newborn, o bebê costuma ter entre 10 e 15 dias de idade, e as fotos podem ser feitas tanto em casa quanto em um estúdio fotográfico.

Para esse formato todo o ambiente é manipulado para ficar agradável para a criança, com o uso de aquecedores, iluminação atípica e outros artifícios.

Nele, as roupas, poses e cenários são pensados para criar uma história perfeita. Na maioria das vezes o bebê está dormindo, por isso, a fotógrafa consegue posicioná-lo dentro de cestos, tecidos, canecas e outros elementos fofos e até rústicos.

Então, quais as vantagens do Fresh 48? Por que devo fazê-lo?

Obviamente, uma das maiores vantagens do Fresh 48 é ter mais um registro da vida do seu pequeno(a).

Assim, se você optou pela fotografia de parto, pode estender para mais esse ensaio e ter ainda mais lembranças desse momento tão especial, único e emocionante.

Veja outras vantagens da realização do Fresh 48.

Condições diferentes

Quando acontece a foto do parto, o recém-nascido é registrado com as condições características desse momento, bem como a mãe.

No ensaio Fresh 48 outras situações são registradas, tais como a chegada do bebê no quarto, a primeira mamada, a chegada dos avós e padrinhos etc.

Primeiras reações

É lindo ver a reação dos familiares ao ver o bebê pela primeira vez, pegar no colo e dar aquele cheirinho na cabeça. 

Fica ainda mais inesquecível quando o encontro é entre irmãos, já que as crianças não escondem a surpresa de presenciar essa chegada. 

Todas essas “primeiras vezes” são guardadas para sempre com esse tipo de ensaio.

Preparação para as fotos

Diferentemente da modalidade Newborn, o Fresh 48 não necessita de roupas especiais, maquiagem e uma preparação específica. 

Assim, fica totalmente a critério da família se uma vestimenta especial será usada ou se a mamãe quer fazer uma maquiagem.

Como a técnica foi criada para mostra a vida real, ou seja, o lifestyle da família, é indicado que tudo seja o mais natural possível, dispensando cenários, acessórios e outros adereços.

Tudo agendado

Como já mencionamos, a profissional não fica com a família durante todas as primeiras 48 horas, apenas permanece durante um determinado tempo. 

Assim, todo o processo é definido antes do parto, assim como quais horários a fotógrafa estará presente, alinhando com a chegada dos irmãos e visitantes, por exemplo.

Com isso, os pais podem escolher quando querem receber a profissional para estarem prontos e não prejudicar a rotina do hospital, bem como quais registros consideram mais importantes fazer.

O fotógrafo fica 48 horas fotografando?

Não. O Fresh 48 , costuma ser rápido e não tem muita interferência do fotógrafo.

O ideal é que tudo seja registrado como foi e com seus detalhes únicos. Assim como uma visita, o tempo que dura a sessão é rápida e o menos invasiva possível.

Afinal todos passaram por uma transformação e costumam ficar cansados nesse momento.

Apesar da empolgação ser grande, se a sessão durar muito tempo, fará com que todos se sintam pressionados e não é essa a intenção.

Quanto custa o Fresh 48?

Justamente por sua característica, muitos pais acreditam que o Fresh 48 custa mais do que a fotografia de parto ou o ensaio Newborn.

É fato que cada fotógrafa tem seu valor de hora/trabalho determinada, mas por ficar mais tempo com a família para fazer os registros, a maioria fecha o valor desse ensaio por pacote.

Além disso, a estimativa de custo final de um ensaio Fresh 48 vai depender também de como as fotos serão entregues, por exemplo, impressas, em álbuns, avulsas, digitalmente etc.

Como escolher a melhor fotógrafa para um ensaio Fresh 48?

Parte do trabalho de uma fotógrafa é criar intimidade com a família, para que a naturalidade possa fluir durante as fotos. 

Esse vínculo deixa as pessoas mais tranquilas diante das lentes, o que ajuda muito em um ambiente hospitalar, onde todos estão expostos e vulneráveis.

Ainda que muitos considerem sempre optar pelos orçamentos mais baratos, é essencial considerar a experiência da profissional com esse tipo de ensaio. Por isso, é tão importante conhecer o trabalho, pedir indicações e verificar o portfólio. 

Além disso, é fundamental que haja empatia entre você e a fotógrafa, a fim de garantir que o resultado seja tão maravilhoso quanto se é esperado.

Neste artigo, descobri com você tudo sobre Fresh 48: esse novo modelo de ensaio fotográfico. Temos mais de 5 anos de experiência com esse e vários outros tipos de ensaios. Conheça nossos serviços e agende uma conversa hoje mesmo ! Clique aqui para um orçamento.

Veja abaixo outras dicas interessantes e que podem ajudar você!

Fotografia de parto: o que é e por que você DEVE fazer esse registro?
Como deve ser a maquiagem e o cabelo para o ensaio gestante
Como é feito o ensaio Smash the Cake com bebês?
Qual o tamanho do bolo para Smash the Cake?
Roupas confortáveis são grandes aliados em sessões de Smash the Cake
Fotografia de gestante: tudo o que você precisa saber (e um pouco mais)!

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários logo abaixo que entraremos em contato com você!

E não esqueça, se achou essas dicas válidas, compartilhe em suas redes sociais.

Obrigada e nos veremos em breve!

Subscribe & Receive A Free eBook

Responsive innovate grok latte disrupt intuitive actionable insight SpaceTeam grok. Human-centered design Steve Jobs.

Thank you for your message. It has been sent.
There was an error trying to send your message. Please try again later.

We do not spam. You can unsubscribe anytime.